sexta-feira, dezembro 04, 2009

Panetone da Cris

Salve Malta!

Hoje, acordei animada e decidida a fazer PANETONE, acho que meu lado "wicca", que andava num sono profundo despertou ao pé de mim ou em mim...rsrsrs
Peguei as receitas de panetone que eu tenho e que até hoje ficavam guardadas dentro da gaveta, e fui olhar uma a uma para ver qual receita fazer, o problema é que nunca fiz panetone e seguir uma receita a risca nem sempre dá certo, pois umidade, calor ou frio influenciam no sucesso da receita e até na quantidade de certos ingredientes, por ex. o fermento.
Neste caso, achei melhor adaptar uma ou outra coisa e dar uma de alquimista ou de wicca na preparação de uma poção que se não saísse perfeito, pelo menos não seria tão ruim ao ponto de jogar fora.rsrsrsrssr

Este panetone é muito fácil de fazer e o melhor de tudo, ele fica macio e úmido, pq não há coisa mais ruim do que vc comer panetone seco, daqueles que tens que tomar um copo de água para não engasgar.

Por outro lado, acho que fui afoita por demais e não esperei o tempo suficiente para ele crescer ou talvez o meu forno não ficou na temperatura ideal, o fato é que o panetone não cresceu tanto quanto eu esperava. O que também pode ter acontecido é que eu usei 3 formas para 500g, mas na massa não é utilizado mais que 600g de farinha de trigo...até agora não sei o porque ele não cresceu tanto, para a próxima semana vou testar aumentando alguns ingredientes e modificando outros, quem sabe eu descubro o motivo, mas peço que se alguém souber o porque disso ter acontecido, por favor avise-me.

Aqui vai a receita do panetone, ele ficou muito gostoso, inclusive 1 dos panetones não conseguiu sequer esfriar direito e já foi devorado...hehehehehe




1a parte:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
200ml de água
20g de fermento para pão

2a parte:
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açucar
1 colher de café rasa de sal
1 colher de sopa bem cheia de margarina sem sal
3 ovos
200g de uva passa preta
200 gramas de frutas cristalizadas
1 colher de café de essência de panetone
1 colher de sopa rasa de açucar de baunilha

Modo de fazer:

Misture bem a 1a parte e deixe descansar por mais ou menos 40 minutos, quando estiver próximo dos 40 minutos misture separadamente a parte 2 e depois de estar bem misturado junte a parte 1 e sove bem, feito isso junte as uvas passas e as frutas cristalizadas que devem ser passadas previamente num pouco de farinha de trigo.



Misture bem e deixe descansar por mais ou menos 1 hora


Divida a massa em 3 partes e coloque cada parte numa forma de papel própria para panetone.
Deixe a massa descansar por aproximadamente 01 hora ou até dobrar de volume (não seja precipitada feito eu...espere)



Depois da massa crescida, pincele gema de ovo e faça (se quiser) uma cruz na massa e coloque 1/2 colher de manteiga ou margarina sobre a massa (não precisa espalhar, deixe o pedaço de manteiga inteiro)



Agora falta pouco para o Panetone estar pronto:
Leve os panetones para assar em forno pré-aquecido por uns 10 minutinhos a 180 graus e deixe assando por mais ou menos 35 minutos 200 graus mais ou menos.

Assim que o panetone estiver douradinho é só tirar do forno e esperar esfriar (se vc conseguir, é claro!)

O certo (dizem) é deixar o panetone descansando pelo menos 1 dia depois de pronto, só então cair de boca nessa delícia...heheheheheh





PS.: Se preferir podes trocar as frutas e uvas passas por gotas de chocolate, nesse caso é melhor diminuir na quantidade, creio eu (nunca fiz) que uns 200 ou 250g é o suficiente. (salvo melhor juízo)

2 comentários:

Clemilde disse...

Oi Cris!
Está com uma cara boa. Vou levar a receita comigo. Quem sabe eu me animo.
Bjs.

Andréa Guimarães disse...

Ficaram lindos ! Obrigada pelo passo a passo !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...